TomatoCart 2.0
                            O 
Oscommerce é o Rei dos shopping carts, com milhares de lojas instaladas, um funcionamento muito estável e um historial de segurança muito positivo. Mas, uma das críticas que podemos apontar a este projecto open source é que 
o ciclo de desenvolvimento é muito, muito, muito lento.
Todos nós conhecemos o design do template default, quase do século passado. Ou a zona de administração, pouco adaptada às novas tecnologias. Por isso, sem prejuízo do respeito que o Oscommerce continua a merecer, não custa nada rever alternativas, especialmente tratando-se dum ramo da mesma árvore.
O 
TomatoCart utilizou como ponto de partida o código do Oscommerce, que é distribuído sobre a licença GNU General Public License, mas reescreveu o interface do utilizador ou usário, de modo a torná-lo mais fácil de usar, mais rápido e mais produtivo. Para esse efeito, utilizou 
a framework de Javascript ExtJS.
O código da zona de administração do Oscommerce foi completamente reescrito, com base na ExtJS. É possível 
trabalhar em várias janelas simultâneamente, correspondentes a diferentes módulos como produtos, encomendas e clientes, através dum sistema de 
drag and drop.


É um ambiente muito parecido com aquele dum desktop moderno, seja Windows 7, Ubuntu 10.04 LTS ou Mac OS Snow Leopard. O que torna o processo de aprendizagem do utilizador do script mais familiar e consequentemente mais fácil.

Mas, o template default também tem um design moderno e muito diferente do conjunto de quadrados do Oscommerce. A pesquisa sugere as palavras mais pesquisadas aos visitantes. Existe também um gestor de banners. E um RSS Feed.

Entre muitas outras características, é possível:
	- Vender produtos físicos, produtos digitais e serviços.
 
	- Aplicar descontos com base na quantidade e grupos de clientes.
 
	- Escrever artigos e FAQ e integrá-los sem dificuldade no template da loja.

 
	- Criar um conjunto de imagens que deslizam, para destacar os principais produtos.
 
	- Optimizar o SEO da loja, com URLs ricos em palavras chave.
 
	- Utilizar o programa de estatísticas Piwik.
 
	- Oferecer certificados de oferta.
 
	- Disponibilizar uma wishlist ou lista de produtos desejados.
 
	- Promover produtos relacionados, também designado cross-selling.
 
	- Utilizar um webmail integrado na zona de administração, para responder aos emails dos clientes.
 
	- Gerir newsletters. O poder do marketing através de email não deve ser menosprezado pela empresa que explora uma loja online, especialmente para anunciar promoções.
 
O processo de finalização da compra é rápido e fácil. E o cliente pode registar-se ou finalizar a encomenda como convidado, sem a necessidade de registo. Inclui ainda um processo de finalização super rápido com apenas uma página.
O TomatoCart suporte 
múltiplas línguas, várias moedas e é flexível na aplicação de impostos, permitindo a configuração mais adequado ao país respectivo.
Acabei de instalar o TomatoCart. Tive que criar uma base de dados MySQL e o respectivo utilizador. Fiz o upload dos ficheiros. E corri o script de instalação. Instalou sem complicações. E estou para já impressionado.
DOWNLOAD