Será que os Backlinks ainda tem seu Valor?
Com a bicharada do Google a solta, principalmente o tal de Beija-flor, muitas das técnicas de posicionamento que eram utilizadas no passado tiveram que ser revistas ou simplesmente deixadas de lado, porque já não funcionam ou não compensam o esforço, pois o Google anda valorizando o conteúdo como um todo. Mas… uma pergunta ainda paira no ar, será que os backlinks ainda tem o seu valor?
Bom, pelo que eu ouvi dizer, desde que sejam de qualidade, os backlinks que um blog recebe ainda estão sim, sendo contabilizados para a melhorar seu posicionamento nos resultados das buscas. Por isso é muito importante que você esteja sempre buscando conseguir que outros blogueiros apontem links para o seu blog, aumentando sua força.
Mas por que os backlinks são tão importantes
Além de aumentar as visitas diretas provenientes dos sites e blogs que direcionam links para o seu blog, para o Google e outros grandes buscadores, os backlinks são contabilizados como um voto de credibilidade, onde o site que aponta o link acredita que o conteúdo do site que recebe é de qualidade e que vale a pena ser linkado e visto pelos seus próprios leitores.
Tipos de backlinks
Existem dois tipos de backlinks que devem ser levados em conta quando pensamos no posicionamento nos buscadores, links com o atributo “dofollow” e “nofollow“.
Links Dofollow – A presença ou mesmo a ausência do atributo dofollow e também do nofollow na estrutura dos links, indicam aos indexadores dos buscadores, que o link deve ser seguido e que o site que recebe deve ganhar mais um voto de credibilidade.
Links Nofollow – A presença do atributo nofollow na estrutura dos links, indica aos indexadores dos buscadores que o link é apenas um link e não deve ser contabilizado como um voto de credibilidade. Exemplos disso são os blogs criados com o WordPress e também o serviços oferecido pelo Yahoo Respostas, que adicionam o atributo nofollow automaticamente aos links deixados nos comentários.
Com isso podemos entender que se pretendemos ganhar mais espaço nos buscadores, temos que correr atrás de links que realmente passem credibilidade aos nossos sites e isso só é possível oferecendo um conteúdo que seja realmente interessante a ponto de que outros blogueiros e webmasters se sintam a vontade para criar links para o seu blog.
Palavras-chave nos backlinks
As palavras-chave em que os links são criados também são importantes, já que eles ajudam os buscadores a identificar quais são as palavras-chave que identificam o conteúdo que o site que recebe o link contém. No exemplo dado no início deste artigo, podemos ver que eu criei o link utilizando as palavras “Aprenda Inglês Online“.
Ou seja, na minha opinião, as palavras Aprenda Inglês Online são as que melhor representam o conteúdo presente no site www.inglesnarede.com.br.
Isso nos leva a entender que o domínio que escolhemos para nossos sites tem um grande peso a longo prazo, já que muitas pessoas ao criarem os backlinks utilizam as palavras presentes nele. Um exemplo disso é o CriarSites.com, que na maioria das vezes recebe backlinks com as palavras-chave “Criar Sites”.
Qualidade dos backlinks
Também devemos levar em consideração a importância do site que cria o backlink. Quanto mais importante para o Google for o site/blog que aponta o link, mais credibilidade é passada ao site que recebe o link. Essa importância é ganhada com o tempo, conforme é publicado conteúdo de qualidade e o site ganha seus próprios backlinks.
Mantenha um fluxo de backlinks
O Google também passou a dar mais valor a backlinks mais recentes, ou seja, se você ganhou um backlink há 3 anos atrás, provavelmente ele já não estará mais ajudando a melhorar o posicionamento de seu blog. Por isso é importante que você mantenha o trabalho em seu blog.
Cuidado com os Backlinks Artificiais
O Google sempre esteve a caça de sites e blogs que tentem manipular os resultados das buscas utilizando técnicas consideradas Black Hat e uma destas técnicas técnicas proibidas é a criação de backlinks artificiais.
É claro que eu não posso afirmar com toda certeza (acho que uns 99% apenas) de que um site ou blog pode ser penalizado por causa disso, mas tudo indica que sim, principalmente nos dias atuais em que o Google está dando uma reviravolta nos resultados das buscas com seus algoritmos de indexação.
Segundo o próprio Google, ele não gosta de:
- Links com intenção de manipular o PageRank.
 - Links para spammers e “más vizinhanças” na web.
 - Excesso de links recíprocos ou excesso de esquemas de troca de links (“Direcione seu link para o meu site que eu direciono para o seu”).
 - Compra e venda de links.
 
Mas o que seria backlinks artificiais e porque meu site pode ser penalizado?
Como você já deve saber, o Google e outros buscadores levam em consideração os links dofollow que um determinado site recebe como um importante critério na hora de organizar os resultados das buscas. Portanto, pelo menos em teoria, quanto mais links um site recebe, maiores são as chances de ele conseguir melhores posições e consequentemente, receber mais visitantes.
Os “backlinks artificiais ajudam” porque são links criados com palavras-chave âncora estrategicamente pensadas, que apontam para um determinado site cujo o intuito principal é melhorar o posicionamento do site que recebe o link nos resultados das buscas, o que pode funcionar, mas também pode levar os sites envolvidos a serem banidos dos resultados das buscas.
Estes tipos de links normalmente são comprados em outros sites ou de “empresas especializadas” ou então é feito uma troca de links recíprocos entre um grupo de sites na tentativa de aumentar o posicionamento de todos os sites.
O problema é que o Google já é capaz de descobrir em boa parte dos casos se um site está participando deste tipo de esquema, analisando a velocidade que os links são criados, para onde eles apontam, quantos links externos o site possui, sua vizinhança e etc.
Aí você deve estar pensando “Mas isso deve ser fácil de manipular”. Bom, na verdade não é tão simples assim, pois se o Google não conseguir identificar os participantes de forma automática, ele ainda pode fazer isso com a ajuda de pessoas de carne e osso, através de um canal de denúncia onde qualquer pessoa pode denunciar um site que esteja trapaceando (boa ideia para derrubar alguém que esteja passando a sua frente injustamente nos resultados das buscas) e também através da página de reconciliação, onde o interessado deve explicar o que fez para solucionar o problema, podendo apontar os sites em que comprou os backlinks.

Uma vez que o Google tenha identificado um site praticando técnicas Black Hat, ele pode descobrir outros participantes e penalizar todos os sites envolvidos. Isso quer dizer que se você tiver backlinks em alguns desses sites, você também poderá ser prejudicado :-0
Como conseguir backlinks de qualidade
Se você quer crescer o seu site ou blog no Google sem medo que a “casa caia uma hora ou outra”, a melhor forma de fazer isso é ganhando links naturais, ou seja, links que outros webmasters e blogueiros apontem para o seu site porque acharam o seu conteúdo interessante e/ou que complementa um artigo que eles tenham publicado.
Por isso é que eu sempre bato na tecla de que você deve criar conteúdo de qualidade, pois é isso o que as pessoas acham interessante a ponto de recomendar seu conteúdo em redes sociais, por email ou mesmo em seus sites e blogs.
Mais informações sobre backlinks, punição e etc
Recomendo que leia as diretrizes para webmasters fornecido pelo Google para ficar a par de tudo o que pode ou que não pode se quiser ter ele a seu favor.
Também recomendo que leia este artigo publicado por Fabio Ricotta que é um dos maiores especialistas em SEO no Brasil (embora em não concorde com tudo o que ele fala, mas e daí, eu também não sou 100%).
Não concorda com este artigo? Então deixe um comentário com a sua opinião abaixo, mas pelamordedeusu, não se esqueça de divulgar nas redes sociais ![]()